segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

KORG KRONOS e KRONOS X - RAIO X By Korgman


Olá amigos, para aqueles que ainda possuam dúvidas técnicas sobre o Korg Kronos cabe algumas ponderações bem interessantes para quem ainda não o conhece. 

Estas ponderações aqui postadas foram fruto de varias questões por mim recebidas no suporte Korg onde trabalho então vou tentar dirimir todas estas questões agora..

Se alguém ainda possui alguma dúvida sobre o Korg Kronos cabe algumas ponderações bem interessantes. Seria muito importante contar com a colaboração dos amigos que já são proprietários e usuários das série Kronos, para que participem deste tópico tão relevante para aqueles usuários que nem fazem ideia do que consiste esta incrível Workstation "Alienigena" é capaz de fazer por suas atividades musicais.

Em primeiro lugar esqueçam tudo o que é notório hoje em dia a respeito de Workstations, e claro que as opções “quebra galho” ainda utilizadas como se utilizar de notebooks ao vivo para disparar áudio, MIDI e também utilizar softwares VST's ou combinar teclados de marcas diferentes para ter uma sonoridade mais densa e diversificada, já é coisa do passado, a partir do lançamento do Korg Kronos.

Claro que esta é a minha opinião pessoal, embasado em uma experiência de 24 anos utilizando vários tipos de teclados, combinando sons em shows tentando evoluir minha sonoridade durante todo este tempo, aqueles tempos eram difíceis de polifonia baixa, qualidade baixa, sons de plástico. E claro a necessidade minha e de muitos contemporâneos de minha época de ter de somar teclados para obter uma sonoridade com qualidade. 
.
È relevante afirmar e eu testemunhei assim como muitos amigos aqui com o passar do tempo toda esta saudável e evolutiva corrida "armamentista" entre as fabricantes de teclados. E com o passar dos anos testemunhei muitas inovações de todas elas. Ferramentas de edição que hoje são corriqueiramente utilizadas por usuários que sequer imaginam o árduo trabalho desempenhado pelos engenheiros de todas estas empresas até levarem estes avanços aos produtos que hoje são comercializados.

A Korg lançava no inicio da década de 80 o teclado mais barato do mercado, ele se chamava Poly 800 e tinha dois osciladores, eu tive um desses e este pequeno gigante deu o start na minha carreira de tecladista. Mais para frente à Korg lança o primeiro workstation do mundo, o Korg M1, e a partir deste produto revolucionário cultuado até hoje por muitos, produto que foi um marco na história dos teclados. Imaginem então os tecladistas da época ter em mãos um seqüenciador e um modulo de combinações de sons com cartões de expansão de sons, cartão RAM para backup. "sem a necessidade de se salvar memórias em gravadores de fita K7” expediente que até então era comum de se fazer, para não se correr o risco de perder tudo que se programou. “operação que recomendo até hoje para todos os usuários”

Sim galera o Korg M1 foi o supra sumo de nós que usávamos teclados em igrejas, bailes gravações etc.. e seguiram neste sistema operacional os teclados 01W 01w FD, T2 T3.

Tempos depois a Korg lança mais outra evolução.. O Korg Trinity o primeiro teclado com painel touch view do mundo, “como os dos caixas eletrônicos” , e esta patente Touch View a Korg possui até hoje, e compõem atualmente os teclados Krome, Kronos, Pa500, Pa600 Pa800.. Pa3x.

Outro avanço da Korg, foi implementar a ferramenta sampler na série Triton, este que foi o primeiro sampler Workstation do mundo, um avanço extremamente relevante na primeira década dos anos 2000, uma ferramenta que possibilitou para muitos, e eu me incluo neste clube de tecladistas a trabalhar com padrões de áudio combinados com sons residentes originais do teclado dentro do modo de combinações. Capturando inclusive instrumentos sampler industriais através das livrarias Akai, que até hoje são compatíveis com os teclados Korg.
A Korg seguiu neste avanço da tecnologia Sampler Workstation lançando no mercado o Triton Extreme e a seguir o Korg M3.

E de maneira surpreendente, lançou a seguir na sequencia no mercado seu produto mais audacioso, mais audacioso que o incrível Korg M1 o primeiro Workstation do mundo, mais audacioso que o Korg Triton o primeiro sampler Workstations do mundo, Mais audacioso que o Korg Karma. Na verdade um produto que possui todos os elementos dos Workstations anteriores, mas com uma tecnologia digna de filmes de ficção científica.

Seu nome era Korg Oasys  http://www.sonicftp.com/news/images/korg_oasys.jpg , um teclado ultra avançado para a sua época tão avançado que conquistou instantaneamente o desejo de consumo de artistas de renome de todo o mundo, artistas como:

Herbie Hancok - http://www.washingtonpost.com/rf/image_606w/2010-2019/WashingtonPost/2011/06/05/Style/Images/jazz%20004.JPG?uuid=ogLmvI_NEeCz1QZ-Z06mSg

Jordan Rudess - http://lovemusicvideo.ru/vi/aAp6iilofDc/0.jpg

Entre outros..

Entretanto este maquina que surgiu em uma época onde os sistemas geradores sonoros dos teclados eram semelhantes, se baseando na tecnologia PCM, mas por ser inovador possuía um custo alto. O que era impraticável para os tecladistas não profissionais, e também muito pesado para exemplificar o modelo Oasys 88 pesava cerca de 40 kgs, modelo Kronos 88 atual pesa 23 Kgs, 17 Kgs a menos que o Antigo Korg Oasys88

o Korg Oasys possuía 4 geradores sonoros a saber HD-1: 172 voices AL-1: 84 voices , CX-3: 172 voices.

Quando testei o Korg Oasys pela primeira vezfiquei maravilhado com toda aquela tecnologia, e ponderei.. - “O dia que a Korg criar um teclado semelhante, porem mais leve e mais barato este teclado irá dominar o mercado dos Workstations top de linha mundial".

Passaram alguns anos e isso aconteceu, a engenharia da Korg se valeu inclusive na miniaturização de componentes, e também na crescente evolução no aumento de velocidade dos processadores e finalmente lançou o Korg Kronos . Um teclado com a mesma base em Linux do antigo Korg Oasys, porem mais poderoso, menos e muito mais leve, com um custo benefício competitivo para aquisição.

Quando o kronos foi lançado na feira da Musica de 2010, gravei um a entrevista e neste vídeo explico muitas coisas interessantes sobre o Korg Kronos.



Explicando com minúcias o porque que o Korg Kronos é considerado para muitos um “teclado de outro planeta”, reporto que a tecnologia que o destaca dos demais está embasada justamente na plataforma Linux que habilita seus nove geradores de som, seu modo sampler, e seu gravador digital de 16 pistas incorporado ao modulo de seqüenciamento com suas 16 pistas MIDI, geradores de som independentes e cada qual com sua própria polifonia, a saber:


100 vozes SGX-1: Piano acústico com vários layers, cada lauyer com 88 notas e todas tocam até o fim sem loops, com ressonância do pedal que gera harmônicos semelhantes o de um piano de concerto real - com varias opções originais de fabrica a saber: 

Piano Alemão -http://macaulay.cuny.edu/eportfolios/berger2011/files/2011/05/Steinway__Sons_keys_and_modern_logo1.jpg

Piano japonês - http://www.netinstruments.com/pics/27438.jpg

Piano Fazzoli um raro piano feito apenas por encomenda -http://www.imperfectsamples.com/website/images/fazioli/01FazioliConcertGrand_Basic.jpg


104 vozes - EP-1: Pianos elétricos 


Pianos Rhodeshttp://student.foi.hr/~rlogozar/Images/Synths/RhodesStagePno_MI_01.gif

Pianos Wurlittzer - http://images02.olx.co.uk/ui/3/13/57/56200657_1.jpg

140 vozes HD 1 gerador de sons da série M3 -http://www.korg.com/uploads/Products/Product_Images/M3XPanded_Main_633784286166130000_634514226518780000.gif

80 vozes AL-1: Super Analog Sinth um sintetizador analógico onde é possível gerar qualquer tipo de síntese e combinar amostras entre si -http://www.keyboardmag.com/portals/2/AL1_filter.jpg


200 vozes CX-3 - Órgão drawnbar de geração ultra realista com vários tipos de simulação de Rotary speaker com controle de velocidade de rotor e corneta estéreo, filho prodigo do antigo e renomado CX3, Hammonds, Vox entre outras simulações - http://pejxa.com/images/KR_CX3_3_571_01.jpg


52 vozes STR-1 gerador de strings e guitarras: http://www.google.com/imgres?sa=G&biw=1280&bih=571&noj=1&tbm=isch&tbnid=P-wW8nPnYpk5YM%3A&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.korg.com%2Fkronos&docid=Fdya6Wi4jcNrTM&imgurl=http%3A%2F%2Fwww.korg.com%2Fservices%2Fproducts%2FKronos_prod_page%2FSTR-1_Screen.jpg&w=1000&h=400&ei=bBxmUduPCbTG4APTzIDIBw&zoom=1



40 vozes - MOD-7 Gerador de FM idêntico e mais poderoso em moduladores e portadores do antológico teclado Yamaha Dx7, você pode inclusive carregar os arquivos sysex originais do antigo DX7 para o Kronos e ter o prazer de agregar as combinações de sons internas estes incríveis sons FM, que muitas vezes por serem crus em suas feições compõem com muita qualidade aos sons atuais do Kronos conseguindo misturas sonoras incríveis!! DX7 -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAPSreSlP8LrgyPht0IR0mCUBZrfNtvduPsGcLfUg0Y2reH87xtsh8vpx_lqHOPShzd_oeJVExi5shKezmuX5x-grmFu9z7Lh-KqqOGFosQw9awXoOiJXSuIQvb5W9krQcnYRpsAOHU0fT/s1600/yamaha-dx-7.jpg

40 Vozes MS20 EX: VSt interno do famoso teclado MS20http://www.vintagesynth.com/korg/korg_ms20_lg.jpg

180 vozes - POLSIX EX VST interno do famoso teclado Polisixhttp://www.vintagesynth.com/korg/korg_polysix_lg.jpg


Imagine um teclado com 764 vozes de polifonia, este é o Korg Kronos 

Desculpem por expor tantos detalhes, mas com o assombroso numero de módulos e ferramentas de trabalho embutidas neste Workstation seria impossível mostrar todo o potencial deste produto em um simples parágrafo, um produto que jamais irá deixar seu proprietário limitado em sua atividade musical. 

Reiterando que o Kronos possui 9 geradores sonoros e 756 vozes, cabe dizer que todos os teclados fabricados até hoje com exceção do Korg Oasys, possuem apenas um gerador som, responsável no gerenciamento das combinações de sons, da polifonia, efeitos, troca de timbres etc... Avanço tecnológico que classifica o Kronos como uma Workstation única no mercado. 

Isto porque a memória dedicada para cada um destes geradores de som é muitas vezes maior que “memória total” de qualquer teclado workstation já fabricado até os dias de hoje, sendo que as transições entre sons são efetuadas sem cortes reservando sempre a qualidade sonora e os od efeitos, os harmônicos que estão sendo gerados pelo timbre anterior que ainda soam antes da troca pelo novo timbre ou combinação já selecionado, mesmo no modo de sequenciamento.

Outra coisa muito importante é que o Kronos aceita até 8 controladores USB externos, modelos fáceis de se adquirir em revendedores de instrumentos musicais.

Basta conectar ao Kronos um ou até oito controladores USB e o Kronos irá fornecer a energia para cada um destes periféricos que forem conectados em suas duas portas USB, para o caso de mais de dois controladores é possível utilizar um Hub com mais portas USB facilmente encontrado no mercadohttp://www.korg.com/uploads/Products/Product_Images/nano_USBhub_1000_633843764561790000.gif 

A estratégia de agregar controladores USB no Kronos é muito simples bastando ajustar o canal Global MIDI Global de cada um deles para um numero diferente de “1” . Tendo vários controladores gerenciando o Kronos com canais MIDI diferentes é que a mágica acontece. Imagine dentro de uma combinação do Kronos, modo que agrega até dezesseis sons, com ajustes de layer e splits e equalização independente, utilizar cada controlador para tocar sons particulares ou grupos de sons particulares dentro de uma combinação pronta. Bastando para isso coincidir no modo TIMBRE PARAMETER quais partes irão receber a informações dos módulos distintos. 

Por exemplos, em uma combinação de sons onde três timbres utilizam o canal global 1 do Kronos, estes timbres serão reproduzidos quando se tocar nas teclas do próprio Kronos, então toda parte que não for utilizada onde o numero do canal MIDI do controlador externo for coincidente será reproduzida especificamente pelo Controlador, se mais partes fore ajustadas para o mesmo canal global deste controlador estes sons sertão combinados, podendo ser separados por regiões, pedal de sustain especifico do controlador e assim sucessivamente para todos os controladores que estiverem conectados no Kronos. 

Imagine possuir dentro de uma combinação de sons no Kronos, combinações personalizadas e independentes sendo tocadas pelos controladores. Eu chamo esta ferramenta de “Super Comb”. Lembrando que por possuir geradores de sons independentes o que se escuta quando se toca o kronos em conjunto com os controladores uma combinação o que se escuta é que cada combinação em separado soa com a potencia, a nitidez e a força de como estivessem sendo utilizados teclados externos, e não apenas um único teclado.

Vejam no vídeo qu se segue onde eu mostro como instalar uma nova versão operacional no Kronos, mas o que quero realmente que vejam é justamente no final deste vídeo no time 13:00, neste parte eu mostro alguns controladores da Korg funcionando junto com o Kronos cada qual disparando sons independentes dentro do Comb, em conjunto com as teclas do Kronos.



KARMA

Este sistema revolucionário criado pelo famoso Stephen Key, culminou com o lançamento do Korg KARMA, Workstation lançado a muito tempo atrás baseado no sistema operacional da série Triton, que funciona com arpeggiadores inteligentes que reproduze a dinâmica exata para cada instrumento que o teclado possui e que podem ser utilizados em conjunto criando padrões ritmos complexos, podendo ser utilizados em performances ao vivo, ou mesmo para a criação de trilhas sonoras, spots de propaganda, no modo de seqüenciamento, o krons possui um sistema com quatro arpeggiadores, o que propicia uma gama enorme de padrões muito útil para os usuários que trabalham neste tipo de atividade musical. No caso do Kronos é possível importar rapidamente o padrão ritmo/harmônico para as pistas MIDI do seqüenciador, e gravar este material no padrão MIDI ou então gravar diretamente para um pendrive ou para HD do Kronos, ou para as pistas de áudio.



EFEITOS
O Korg kronos possui 16 efeitos personalizados , sendo 12 efeitos de inserção, 2 efeitos Master e 2 finalizador. 
Entretanto muitas vezes a opção de efeitos do Kronos é aumentada variando do gerador sonoro é utilizado, como no caso o gerador Polisix EX, que mostra no painel virtual do classico teclado da década de 80 e neste painel voce pode gerenciar os efeitos virtuais como eram no Polisix real
http://livedoor.blogimg.jp/waldorf_toshi/imgs/6/0/600de819.jpg
Conforme a imagem do link acima exibe lá estão dispostos os efeitos CHORUS, ENSEMBLE e PHASE do teclado Polisix original, efeitos que podem ser editados para a criação de timbes clássicos do Polisix, e reporto que estes efeitos não fazem parte dos 16 efeitos de do Kronos.
Ou no link da imagem abaixo, para o gerador EP1, respponsável pelos pianos eletricosa, onde é possível selecionar um pedal de efeito de guitarra tradicional, dos vários que estão disponíveis deste gerador,além da opção original do vibrato e simulkaçao de válvula no p´roprio painel virtual, agregando uma sonoridade vintage ao timbre do piano elétrico Rhodes neste caso, e reporto novamente, estes efeitos não fazem parte dos 16 efeitos de do Kronos.
http://media.soundonsound.com/sos/may11/images/KorgKronos_06.jpg
Este tipo de avanço possibilita a criação de combinações incrivelmente realistas, imagine combinar um piano elétrico, usando um efeito próprio do gerador, mais um timbre do Polisix igualmente com seu efeito próprio. E mesmo assim possuir ainda 16 efeitos para utilizar nos demais timbres que for agregar nesta mesma combinação de sons.


Este teclado é o Korg Kronos....


SAMPLER

O Kronos possui o já afamado modo sampler herdado da família Triton e M3, onde você pode gravar, importar, editar, e finalmente reproduzir padrões de audio em tempo real ou mesmo importar livrarias Korg personalizadas para o Kronos através da empresa Karo - http://www.karo-sounds.com/webkronos/ ou então importar a livraria sampler das séries Akai, usando para isso um leitor de DVD USB barato e fácil de encontrar no mercado de eletrônicos, e muito barato.

GRAVADOR DIGITAL DE 16 CANAIS + 16 PISTAS MIDI

Outra coisa interessante é que o Kronos possui um gravador digital de 16 pistas de áudio, poderoso porta estúdio de áudio digital, que e reproduz até 16 pistas de áudio em tempo real diretamente do HD interno padrão SSD “Solid State” um mini Protools TM, embutido na mais incrível Workstations do planeta, podendo o usuário gravar além da 16 pistas MIDI tradicionais, gravar também 16 pistas de áudio. Gravação que é efetuada através de duas entradas do Korg Kronos localizadas no painel traseiro do Kronos, ou mesmo importar padrões de áudio WAV 48 kHz através de um pendrive, e incorporar nas pistas de áudio. Além de criar usando as pistas MIDI combinações de sons idênticas as criadas no modo de combinações para tocar junto com os padrões de áudio gravados, usando também os controladores externos conforme expliquei anteriormente.


Vejam nos dois exemplos em vídeo abaixo a arte de executar padrões de áudio, e também usar timbres personalizados para tocar em conjunto, para isso usei em cada vídeo trilhas originais Master Track das bandas em questão, a saber:

Deep Purple - 

Dream Theater -

Na demonstração abaixo demonstro tocando com a minha banda uma execução ao vivo utilizando o mesmo sistema de seqüenciamento de áudio, disparando os famosos backing vocals da musica Bohemian Rhapsody do Grupo Queen, onde inclusive gravei um click que envio juntamente com uma cópia do áudio original duplicada para o baterista dfa banda que eu toco. 

Criei assim para ele um sistema de monitor completo “Click mais Áudio” que é enviado através de uma das saídas auxiliares do Kronos, e assim o baterista pode conduzir o áudio em sincronismo com a banda. 

Peço desculpas pela qualidade do vídeo abaixo, pois foi gravado de um celular entretanto serve como uma referencia de como é possível trabalhar com áudio apenas usando o kronos ao vivo sem a necessidade de um notebook para isso, além de ter seus timbrs ou combinação favorita para tocar junto com o áudio.

Queem - 


Claro que você pode fazer uma produção em casa gravando voz, guitarra, baixo, bateria, interagir com as pistas MIDI tudo dentro do seqüenciador e fazer uma mixagem final para gerar um CD, usando para isso um gravador de DVD externo padrão USB que já mencionei anteriormente. Possibilitando queimar o CD no próprio Kronos ou transferir cada pista gravada para um Pen drive, levando depois esta pré produção para finalização em um estúdio, o que nem será necessário. Cada pista de áudio grava na resolução 48 kHz 16 Bit ou 24 Bits

SET LIST

Esta ferramenta muito discutida e aclamada com o lançamento do Kronos, vem em resposta a solicitação dos músicos, que necessitam acessar em tempo real musicas MIDI, trilhas de áudio, combinações, programas. Para isso a Korg criou o sistema Set List onde é possível agregar nos retângulos cor laranja musicas programas e combinações uma na sequencia da outra conforme a necessidade do musico, e acessá-las em tempo real instantaneamente, no modo set list é possível trocar as pistas do song e assim acessar timbres diferentes dentro de um song, ou mesmo utilizar um equalizador para ajustar a sonoridade global do teclado ao vivo, e também a opção de escrever um texto para cada retângulo onde um program comb ou song for adicionado, e assim atribuir cifras , letras ou mesmo lembretes para cada retângulo em cor laranja, uma ferramenta poderosa para se usar

http://www.scanproaudio.info/wp-content/uploads/2012/12/Kronos-screen.jpg

O Modo SET LIST Set list possui 127 set list disponíveis para serem editados, e cada um deles possui 127 locações “retângulos laranja”, logo uma opção extensa para musico criar a seqüência de timbres a ser acessada da maneira mais ergonômica que desejar.

DAW

O Kronos pode ser utilizado nos sofisticados softwares de áudio profissionais, com uma vantagem seus motores e efeitos de inserção podem ser utilizados como plug-ins dentro de um Protoll por exemplo, e com isso, o computador que utilzia o software pode rodar mais rápido, por não utilizar os próprios plug ins do protools ou demais softwares de áudio profissionais.

O processo é automático e sempre gerenciado pelos próprios ajustes e e edições do software de áudio, bastando conectar o Kronos, abris a pasta de trabalho do software e o Kronos já estará funcionando conforme as edições do software mestre.

Exemplo - Kronos X Cubase -http://i1208.photobucket.com/albums/cc379/qrobinez/Kronos/KronoseditorCubase.jpg

ONDE ADQUIRIR O KORG KRONOS

Ao adquirir o Korg Kronos em um revendedor autorizado Korg , o usuário terá um ano de garantia , manual em português, e suporte técnico com a vantagem de receber as combinações customizadas prontas para usar ao vivo, com arranjos de timbres mais utilizados par se tocar ao vivo.

My Custom Combs - 


Em resumo o Korg Kronos não é uma Workstation tradicional, para mim é sim um instrumento musical para cada programa individual ou combinação que for selecionada, pois possui timbres orgânicos quando tem que ser orgânicos e sintetizados quando assim for necessário, e o mais importante ao serem combinados propicia a densidade tão desejada aliada ao brilho e a sutileza nos detalhes dos harmônicos comuns a tipo de geração sonora que ele possui. Uma experiência surpreendente para os ouvidos do musico que o toca e para o publico que capta seus sons incríveis através do sistema de PA.


Cabe uma dica.. Quando forem testar um Kronos em um revendedor Autorizado Korg,testem o produto ligado em estéreo, para curtirem toda a espacialidade que este revolucionário produto propicia, realmente uma experiência incrível.

ONDE ADQUIRIR O KORG KRONOS

Acesse nosso motor de busca, no link abaixo, seleciona na janela inferior o modelo do Kronos pretendido, e em segundos será exibida uma lista contendo todos os revendedores Autorizados Korg do Brasil que possuam o produto.

http://www.pridemusic.com.br/pride/revendas/index.php?marca=1027&linha=C0335&produto=10270211


Qualquer duvida sobre o Korg Kronos ou qualquer teclado Korg é só nos contatar:
E-mail korg@pridemusic.com.br 
Facebook - https://www.facebook.com/korg.man.7

Obrigado,

Áureo Galli – Suporte Korg

Nenhum comentário:

Postar um comentário